Glenn Rikowski
Deturpações: Notas críticas
sobre Mercadorias e Educação
My article Deturpações: Notas críticas sobre Mercadorias e Educação has been
published in Curriculo sem Fronteiras
(Vol.18 No.1), a Brazilian journal.
The Resumo / Abstract are below, and you can get the article from either
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Glenn Rikowski
Resumo
Este artigo argumenta que as tentativas de entender a
mercantilização da educação e da pesquisa educacional, sem recorrer ao maior
pensador sobre as formas de mercadoria - Karl Marx -, inevitavelmente levam a
confusões e a deturpações na teoria educacional. Isso é demonstrado por meio de
uma crítica a um artigo recente de David Bridges (2017), no qual o autor se
concentra na mercantilização na pesquisa educacional. Ao ignorar as ideias de
Marx, e também de teóricos marxistas contemporâneos, que escrevem sobre a
mercadoria e a mercantilização, Bridges não realiza distinções cruciais na
análise da mercantilização e, além de confundir conceitos, confunde os
fenômenos que lhes são correspondentes, os quais deveriam ser tratados
separadamente. No caso, Bridges e outros teóricos educacionais convencionais,
que evitam a referência à Marx e à teoria marxista, acabam criando uma série de
falsas declarações em suas análises sobre a mercantilização educacional. Tais
abordagens camuflam a capitalização da educação; isto é, os processos pelos
quais as instituições educativas "se tornam capital", o devenir do
capital. Essas teorizações são superficiais e politicamente enganosas.
Palavras-chave: mercantilização da educação,
marxismo, pesquisa educacional.
Abstract
This paper argues that attempts to understand
commodification in education and educational research without recourse to the
greatest thinker on commodity forms – Karl Marx – inevitably leads to confusion
and misrepresentation in educational theory. This is demonstrated through a
critique of a recent paper by David Bridges (2017) where he focuses on
commodification in education research. By ignoring the ideas of Marx, but also
contemporary Marxist theorists writing on the commodity and commodification,
Bridges fails to make crucial distinctions in the analysis of commodification,
and also conflates and confuses concepts and their corresponding phenomena that
should be kept separate. In the event, Bridges, and other mainstream
educational theorists who avoid reference to Marx and Marxist theory, end up
creating a host of misrepresentations in their analyses of educational
commodification. Such approaches camouflage the capitalisation of education;
that is, educational institutions ‘becoming capital’, the becoming of capital.
These theorisations are superficial and politically misleading.
Keywords: commodification of education, Marxism,
educational research.
At Academia: http://www.academia.edu/36861405/Deturpa%C3%A7%C3%B5es_Notas_cr%C3%ADticas_sobre_Mercadorias_e_Educa%C3%A7%C3%A3o
At ResearchGate:
The paper is in
English as: Misrepresentations: Critical
Notes on Commodities and Education, which is available at Academia @: https://www.academia.edu/35799008/Misrepresentations_Critical_Notes_on_Commodities_and_Education
***END***
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